G1 > Vale do Paraíba e Região

Prova de conhecimentos específicos e redação seria neste domingo (28). Mudança do local de exame de estudantes de Araraquara, cidade com crise hospitalar, para Ribeirão gerou queixas. Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp Araraquara (SP) Francisco Carlos Rocatelli A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Fundação Vunesp decidiram, nesta quarta-feira (24), adiar a realização da 2ª fase do vestibular, por conta do aumento de casos de Covid-19 e agravamento da pandemia nas cidades de aplicação, como Araraquara (SP). A universidade tinha mudado o local de prova dos estudantes de Araraquara e região para Ribeirão Preto, o que gerou reclamações. A segunda fase com exame de conhecimentos específicos e redação seria neste domingo (28) em 30 cidades paulistas. Em nota, a Unesp e a Vunesp informaram que a nova data da prova será divulgada oportunamente. Provas de habilidades específicas foram mantidas. "Ficam mantidas as datas das provas de habilidades para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design (FAAC/Bauru) e Artes Cênicas, Arte-Teatro, Artes Visuais, Música Bacharelado e Música Licenciatura (IA/São Paulo), conforme o calendário do Manual do Candidato", informou no comunicado. A primeira fase foi realizada nos dias 30 e 31 de janeiro com protocolos contra a Covid. Mudança de local de prova Na semana passada, a universidade decidiu que os 1.582 candidatos de Araraquara e região fariam a prova em Ribeirão Preto, por conta da alta de casos e da circulação da variante do novo coronavírus no município. Candidatos do vestibular da Unesp em Araraquara Reprodução/EPTV Desde que a Vunesp passou a ser responsável pelo vestibular da Unesp, em 1981, a prova era realizada em Araraquara e a mudança desagradou os estudantes, por conta da distância e dos custos para a viagem. A medida afetaria 700 inscritos de Araraquara e 882 de outras cidades da região. Em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, na segunda (22), o reitor da Unesp Pasqual Barretti, disse que não havia outra forma, se não a de mudar o local de prova. O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), disse em entrevista coletiva no mesmo dia que o jurídico da prefeitura trabalharia para que a transferência de local não ocorresse. Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.

Notícia sobre negociação com grupo vietnamita foi publicada pelo "The Korea Times" e gerou apreensão na cadeia ligada à produção de celulares na fábrica brasileira em Taubaté, no interior de SP. Fábrica da LG em Taubaté emprega cerca de mil funcionários, segundo Sindicato dos Metalúrgicos Reprodução/ TV Vanguarda A LG iniciou as negociações para a venda da produção global de celulares da marca, que inclui atividade na fábrica no Brasil, em Taubaté (SP), e na cidade de Haiphong, no Vietnam. A informação foi publicada pelo jornal "The Korea Times" na segunda-feira (22) e dá conta de que a fabricante sul-coreana já iniciou conversas para venda da operação. Apesar de, segundo a publicação, a negociação não ter prosperado com um grupo vietnamita interessado, a empresa segue aberta a novas propostas. Há cerca de um mês, o CEO global da LG, Kwon Bong-seok, afirmou em um comunicado interno que a marca repensaria a atuação no mercado de smartphones. Ainda segundo a publicação, a LG enfrenta 24 trimestres seguidos de prejuízos no setor de celulares. De acordo com o site Statcounter, atualmente a marca tem 6,5% de participação no mercado de smartphones no Brasil e 1,6% no mercado global, onde já chegou a registrar 4,1% em 2014. A notícia vem gerando apreensão na cadeia ligada à produção de celulares no interior de SP. Funcionários das terceirizadas Sun Tech e Blue Tech aprovaram na sexta-feira (19) o início de uma campanha em defesa dos empregos nas fábricas fornecedoras da LG, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos. As fábricas, que ficam em Caçapava e São José dos Campos, são fornecedoras exclusivas da LG e empregam juntas cerca de 420 funcionários. Na planta, diretamente a LG empresa cerca de mil funcionários, segundo o sindicato. A entidade informou que solicitou uma reunião com o CEO da LG para ter informações oficiais sobre o negócio e eventuais reflexos nas operações em Taubaté, mas que o assunto está sendo tratado com "muitas reservas" pela fábrica. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, o pedido de reunião não foi atendido pela empresa até a tarde desta quarta-feira (24). A LG foi procurada pelo G1, mas não retornou até a publicação da reportagem. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Flagrante ocorreu na tarde de terça-feira (23). Ela estava acompanhada de um homem que acabou fugindo ao avistar os policiais. Mulher foi presa com 98 porções de cocaína em Bom Jesus dos Perdões Divulgação/Polícia Militar Uma mulher foi presa por tráfico de drogas no bairro Santa Maria, em Bom Jesus dos Perdões, na tarde desta terça-feira (23). Ela estava junto de um homem que acabou fugindo da polícia. Uma equipe da Polícia Militar realizava uma patrulha pelo bairro Santa Maria, por volta das 16h30 quando avistou um casal contando dinheiro. A mulher segurava um saco plástico nas mãos. Ao avistar a polícia, o homem realizou uma fuga pelo matagal, enquanto a mulher jogou a sacola plástica no mato. Os policiais encontraram a sacola que continha 98 porções de cocaínas prontas para venda. Diante do flagrante, a mulher foi encaminhada para a delegacia da cidade onde segue à disposição da Justiça. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Pais e filhos foram mantidos reféns sob ameaças. A polícia realizou o cerco ao redor da casa e da vizinhança. Os equipamentos e pertences separados pelos bandidos para serem roubados foram recuperados pela Polícia.A família foi resgatada e saiu ilesa. Divulgação/Polícia Militar Dois homens e uma mulher foram presos suspeitos de assaltar uma casa e manter uma família refém durante a ação na madrugada desta quarta-feira (24) no bairro Alvinópolis em Atibaia (SP). O crime aconteceu por volta das 3h50 e os criminosos fizeram as vítimas reféns por cerca de uma hora. Durante a ação, os assaltantes mantiveram as vítimas reféns enquanto separavam itens para o roubo. Ao perceber a movimentação no lado de fora, eles tentaram fugir pelos fundos da casa, subindo nos telhados das residências vizinhas. Com a casa e o quarteirão cercados, a polícia conseguiu deter os assaltantes. Os três criminosos foram presos em flagrante. Uma pistola Tauros 380 foi apreendida, os pertences da residência foram recuperados e as vítimas libertadas ilesas. A ocorrência foi encaminhada à delegacia de Atibaia. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Homem foi preso após uma denúncia de que estaria transportando drogas com destino a Campos de Jordão. Dentro do veículo foram encontrados mais de 1,6Kg de substância ilícitas, entre maconha e crack, além de 2.000 eppendorfs vazios Divulgação/Polícia Militar Um motorista por aplicativo foi preso após ser flagrado transportando drogas na rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) em Pindamonhangaba. A droga seria levada para Campos do Jordão. Segundo a Polícia Militar, a prisão foi feita na segunda (22) após denúncia anônima. Os policiais conseguiram abordar o veículo no trecho de Pindamonhangaba. No veículo, a polícia encontrou quase um quilo de maconha, 700 gramas de crack e aproximadamente dois mil pinos vazios. As drogas e os pinos foram apreendidos, e o condutor, um homem de 34 anos, que declarou trabalhar como motorista de aplicativo, foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele permanece à disposição da justiça. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
No fim de semana, chuva forte provocou estragos em Ilhabela. Litoral Norte de SP tem previsão de chuva intensa nesta quarta
A Defesa Civil estadual emitiu um alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira (24) no Litoral Norte de São Paulo. No fim de semana, Ilhabela já sofreu com os temporais, que causaram transtornos na cidade.
Uma frente fria que passa pela região não derrubou as temperaturas, mas está causando as chuvas no Litoral Norte. A expectativa dos meteorologistas do Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) é que a massa de ar gelado deixe a região até o fim de semana.
Ainda nesta quarta-feira (24) deve chover forte no litoral. Em Caraguatatuba, uma das cidades que mais preocupa a Defesa Civil, são monitoradas 19 áreas de risco para deslizamento de terra e 54 setores de alagamento.
“Para as próximas 72 horas a expetativa é de 90 milímetros. Quando nós emitimos alertas é preciso que as pessoas se preparem para deixar suas casas, ou acionem a Defesa Civil para que a gente auxilie. Em geral temos risco de pontos de alagamento e deslizamento, para os dois casos é preciso estar atento”, informou o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, Campos Júnior.
A Defesa Civil segue monitorando a cidade, mas já deu início há algumas ações preventivas no Morro do Santo Antônio, frequentemente atingido por deslizamentos.
“Esse local está sendo especificamente monitorado, as pessoas estão sendo avisadas quando há previsão de chuvas, foram feitas intervenções no alto do morro para evitar entradas em trincas, providências para diminuir o risco porque tem material que pode cair e precisamos diminuir o risco”, afirmou o coordenador.
A orientação é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione a Defesa Civil por meio do telefone 199.
Temporal causa alagamentos e causa estragos em Ilhabela
Chuva em Ilhabela
O arquipélago registrou um forte temporal na noite do último domingo (21). Os bairros mais afetados foram Água Branca, Perequê e Reino. Segundo a Defesa Civil, três famílias precisaram deixar suas casas após a água invadir as residências, mas já puderam retornar.
A Defesa Civil informou ainda que registrou cerca de 126 milímetros de chuva em poucas horas na noite deste domingo. O número corresponde a 37% do esperado para todo o mês de fevereiro.
Veja mais notícias do Vale e região

A obra, que será iniciada em breve, respeita a bacia hidrográfica local e solucionará um problema recorrente na Praia Grande em Ubatuba, favorecendo moradores e turistas De tempos em tempos ocorrem chuvas excepcionais, que superam em muito os níveis pluviométricos esperados para determinado período de tempo. Foi o ocorrido na passagem do ano quando choveu 170 mm no município em 24 horas – para se ter uma ideia, a média para o mês de janeiro inteiro fica entre 250 e 300 mm, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Em situações extremas como esta, algumas áreas sofrem com a falta de escoamento das águas pluviais, afetando diversos pontos. É o caso da Praia Grande, que tem trechos sujeitos ao problema. Não existe uma causa única para isso, como explica Viviane Buchianeri, doutora pela USP e especialista em manejo de bacias hidrográficas: “São vários fatores reunidos. Na Praia Grande em Ubatuba, como em tantos outros pontos do nosso litoral, a serra está próxima, apresentando um grau de declividade que propicia um rápido escoamento da água da chuva. Em grande volume, essa água acaba se acumulando em algum ponto devido à menor permeabilidade do solo, causada pelas construções e pavimentações do bairro, além da rodovia, que interrompe o caminho natural da água para o mar”. Buchianeri ainda alerta para o fato de que essa situação tende a se tornar mais problemática no futuro: “As mudanças climáticas já são uma realidade, e eventos como chuvas de grande intensidade deverão ocorrer com maior frequência”. Mas não é preciso aguardar o futuro. Atualmente, nas épocas de chuvas intensas, as áreas com problemas de escoamento de água já causam muitos transtornos à população. Em Ubatuba, os alagamentos que ocorrem há décadas vêm sendo combatidos aos poucos pelo poder público, com a implantação e ampliação da rede de captação de águas pluviais, porém nem sempre na velocidade desejada pela população. Walter Zigrossi, que reside na Praia Grande há 28 anos, afirma que o problema dos alagamentos em algumas ruas do bairro é antigo e afeta a todos, sejam moradores, trabalhadores ou turistas: “É ruim para tudo, para chegar, para sair, para transitar. Há riscos para as pessoas também, tanto materiais quanto emocionais, pois toda vez que alaga é um estresse”. Ele ainda afirma que nenhum dos últimos prefeitos da cidade solucionou a questão, que foi sendo deixada de lado ano após ano. Solução à vista na Praia Grande - Ubatuba Para resolver de uma vez por todas a questão dos alagamentos pontuais na Praia Grande, entrou em cena a iniciativa privada. A Atmosfera, construtora e incorporadora que atua em Ubatuba, decidiu doar ao município uma obra de drenagem para beneficiar o Jardim Anchieta, um dos locais mais afetados pelo problema. A obra, que abrange a instalação de uma tubulação de 1,74 m de altura com uma extensão total de 700 m, terá o custo de R$ 1,3 milhão, que será coberto pela empresa. Com empreendimentos importantes no bairro, a Atmosfera levou adiante essa iniciativa com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade local e também de contribuir para a valorização dos residenciais localizados na Praia Grande. Desde 2016, quando elaborou o primeiro estudo de drenagem para o Jardim Anchieta com recursos próprios, a construtora iniciou conversações com a prefeitura de Ubatuba visando ajudar na viabilização da ideia. Após três anos, decidiu doar integralmente a obra ao município e buscou sua aprovação nos órgãos envolvidos, obtendo o sinal verde do DER e da Cetesb no final do ano passado. Os materiais para execução da obra já estão em Ubatuba e a Atmosfera pronta para iniciar as obras, aguardando apenas a liberação da prefeitura. Kailash Pinotti, diretor executivo da Atmosfera, destaca os benefícios que a obra irá trazer: “Além da questão do saneamento e saúde, que têm conexão direta com a captação e drenagem das águas pluviais, a obra irá garantir a mobilidade urbana e favorecer a conservação do pavimento das ruas”. Ele destaca principalmente a questão do saneamento, ponto crítico para a saúde da população e estreitamente relacionado à qualidade da água nas praias de Ubatuba, que estão entre as mais bonitas e visitadas do litoral paulista. “Um sistema de drenagem é o primeiro passo para o saneamento efetivo das nossas praias”, ressalta. Outro ponto importante mencionado por Pinotti é a maior durabilidade da pavimentação a partir das obras que serão realizadas – afinal, quanto melhor o escoamento das águas das chuvas, menor o impacto nas vias públicas, menos buracos e menos gastos com reparações. Pinotti ainda enfatiza o fato de que todos os cuidados ambientais foram adotados para a obra, principalmente o respeito à bacia e às microbacias locais: “Fomos a fundo na questão, contratamos estudos e obtivemos todas as aprovações necessárias, pois faz parte de nossa filosofia atuar sempre com respeito ao meio ambiente”. A obra será realizada em um prazo de aproximadamente 120 dias e deverá estar 100% concluída antes do próximo verão. Assim, no próximo período das chuvas, os moradores e visitantes da Praia Grande estarão livres do problema. Zigrossi comemora a decisão da Atmosfera de tomar a frente nessa questão: “É uma iniciativa ótima, muito louvável. Temos vários problemas no município, e a ajuda das empresas, por meio de ações como essa da Atmosfera, podem beneficiar muito a população”. Saiba mais Para saber mais sobre as iniciativas em prol do meio ambiente e os empreendimentos imobiliários da Atmosfera em Ubatuba, acesse https://atmosfera.com/

Por causa do acidente, pistas no sentido São Paulo foram interditadas, mas já haviam sido liberadas por volta das 9h40. Caminhão tombou com carga de cevada na via Dutra Divulgação/PRF Um caminhão carregado de cevada tombou e interditou a pista sentido São Paulo da Dutra na manhã desta quarta-feira (24) em Caçapava (SP). Às 9h20, as pistas já haviam sido liberadas, mas ainda havia lentidão no trecho. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão seguia no sentido São Paulo, quando por volta das 8h tombou na altura do Km 127, próximo ao viaduto que fica na entrada da cidade. A carga de cevada se espalhou no acostamento e as duas pistas tiveram de ser interditadas. Houve lentidão no trecho e as pistas foram liberadas por volta das 9h20,. De acordo com a CCR Nova Dutra, concessionária que administra a rodovia, o motorista teve ferimentos leves. Caminhão tomba e interdita a Dutra Divulgação/PRF Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
Caminhão transportava gados na rodovia SP-52 quando motorista perdeu o controle e caiu em uma ribanceira. Animais foram arremessados e ficaram feridos. Um homem morreu e outro ficou ferido depois que um caminhão caiu em uma ribanceira na manhã desta quarta-feira (24) na rodovia Avelino Júnior (SP-52) em Cruzeiro.
O acidente aconteceu por volta das 6h no km 230. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista seguia no sentido Cruzeiro, quando perdeu o controle e caiu em uma ribanceira.
No acidente, o passageiro do caminhão não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motorista foi socorrido em estado grave.
O veículo transportava gado e no acidente os animais foram arremessados e ficaram feridos.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Droga foi encontrada durante revista a encomenda enviada via Correios. Agentes apreendem maconha escondida em tênis enviado à penitenciária de Potim SAP / Divulgação Agentes penitenciários apreenderam 100 micropontos de maconha sintética escondida em um par de tênis enviado pela mãe de um preso à P2 de Potim (SP). A encomenda havia chegado via Correios nesta terça-feira (23). De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a droga foi enviada pela mãe de um detento, e o flagrante ocorreu durante a revista dos itens. A droga apreendida foi encaminhada à delegacia da cidade, onde um boletim de ocorrência foi registrado. O detento foi encaminhado para cela disciplinar. Agentes apreendem maconha escondida em tênis enviado à penitenciária de Potim SAP/Divulgação Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Imagem mostra o momento em que a mulher é abordada, reage ao assalto e é baleada pelo criminoso. Andreza Nunes Said foi alvejada por três disparos, não resistiu e morreu. Assaltante atira e mata mulher em roubo a carro em Aparecida Imagens de uma câmera de segurança flagraram o momento em que uma mulher é morta a tiros durante um roubo de veículo nesta terça-feira (23) em Aparecida (SP). A mulher é abordada, reage ao assalto e é baleada pelo criminoso. Andreza Nunes Said foi alvejada por três disparos, não resistiu e morreu (veja o vídeo acima). O crime aconteceu no início da tarde de terça no bairro São Roque. A câmera de segurança de um imóvel próximo ao local flagrou a ação. A vítima chega no veículo, guarda algumas bolsas no porta-malas e quando entra no veículo é abordada por um homem. Na imagem, os dois parecem discutir por alguns instantes, até que a vítima é baleada e o homem arranca com o carro. Instantes depois, a câmera mostra a mulher no chão, ferida. Andreza Nunes Said foi morta a tiros em um roubo a carro em Aparecida Arquivo pessoal Andreza foi atingida por três disparos no abdômen, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Ainda na tarde desta terça-feira a polícia encontrou o suspeito com o carro da vítima na Estrada dos Motas, em Roseira. Ele foi preso em flagrante e vai responder por latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Especialista em pães artesanais destaca receitas de pão sem glúten. São receitas fáceis e deliciosas aqui em Melhores Pães. Aqui em Melhores Pães nós reunimos dicas, receitas e informações para quem é apaixonado por pães. Mas tenho intolerância ao glúten. Pão sem glúten fica gostoso mesmo? É fácil de fazer? Quero receitas fáceis e dicas. Então vamos lá! Entrevistamos Ana Carolina Camargo, de São José dos Campos, que é especialista em pães e bolos artesanais e sem glúten. Alimentação funcional e prática. Começamos com o pão sem glúten. Segue uma receita simples, rápida e fácil de pão integral sem glúten. Nessa receita nem utilizamos a goma xantana e obtivemos um pão leve e saboroso. Receita de pão sem glúten Ingredientes: 1 xícara de farinha de aveia 1/2 xícara de farinha arroz integral 1/2 xícara farinha linhaça dourada ou marrom 1 colher chá de sal 1 colher sopa açúcar mascavo 1/2 xícara azeite 1/2 xícara água ou leite 4 ovos 1/2 xícara aveia flocos 1 colher sopa fermento químico pó Modo de preparo Misturar todos os ingredientes à mão ou na batedeira, colocar em forma pequena para pão ou bolo inglês e salpicar gergelim sobre a massa. Assar em forno pré aquecido a 180 graus por 30 minutos. Por que pão sem glúten? O desenvolvimento de um pão sem glúten mostra-se mais complexo para se obter características sensoriais agradáveis como o pão tradicional, em que utiliza-se farinha de trigo. O glúten é uma proteína importante na elaboração de pães, pois proporciona maciez e elasticidade. A maior dificuldade está em substituir a farinha de trigo por outros ingredientes livres de glúten, porque nenhuma farinha substitui a de trigo com o mesmo resultado no que se refere à estrutura e textura. Sendo assim, para se elaborar um pão sem glúten agradável, utilizamos um mix de farinhas, que podem ser compradas prontas (há muitas marcas no mercado) ou fazer o mix de farinha caseira. A esse mix de farinha, acrescentamos a goma xantana, que faz as vezes do glúten na receita, propiciando maciez e elasticidade à massa. Veja mais receitas de pães e bolos artesanais sem glúten. Conhece os pães congelados da Iannuzzi? A Iannuzzi é uma empresa familiar, com raízes na Itália. Desde 1995 em Atibaia, no ramo da panificação, a Iannuzzi se consolidou no interior de São Paulo como padaria de qualidade e com a produção dos pães congelados. Vendendo pães pela internet Ficou interessado no produto? Siga a Iannuzzi para receber mais dicas, receitas e informações. Para comprar pães congelados pela internet, basta chamar a Equipe de Atendimento Iannuzzi pelo WhatsApp. Telefones: 11- 4260-0150 / 11- 4260-0151 WhatsApp: 11- 99331-4532 / 11- 93754-5259 Instagram Facebook Site oficial Acesse Melhores Pães no G1 e confira dicas com receitas, dicas para alimentação saudável e dicas para criar uma nova renda com pães.

O suspeito tentou fugir, mas foi perseguido e preso. O suspeito pode ter pena de até 15 anos de prisão Divulgação/Polícia Militar Um homem foi preso em flagrante na madrugada desta terça-feira (23) em Bragança Paulista após ser flagrado com dois mil papelotes de cocaína. O suspeito tentou fugir, mas os policiais conseguiram deter ele. Segundo a Polícia Militar uma equipe foi atender a uma denúncia sobre tráfico de drogas no bairro Chácara Nossa Senhora quando encontrou um homem em atitude suspeita. Ele recebeu ordem de parada, mas não respeitou e tentou fugir. Ainda assim ele foi perseguido e abordado. O homem afirmou que vendia drogas nos bairros Marina, Maranata, Toró e Torozinho, além do bairro Chácara Nossa Senhora, onde foi abordado. Ele indicou aos policiais onde havia porções de droga escondidas e a equipe fez buscas na casa do suspeito. No local foram encontrados 30 porções de maconha, 2.234 papelotes de cocaína, dinheiro, material para embalar droga e um caderno com a contabilidade do tráfico. Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia da cidade junto com os materiais apreendidos. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Vagas estão dividas entre as área de Cuidador de Idoso e cuidados com a saúde na terceira idade, sendo 350 para cada. Cephas oferece cursos profissionalizantes para cuidador de idosos e cuidados da saúde na terceira idade. Reprodução/Cephas O Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (Cephas) está com mais de 700 vagas para cursos de qualificação profissional gratuitos e aplicados à distância voltados para o cuidado da saúde do idoso. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site do Qualifica São José, projeto parceiro no curso, até o dia 11 de março. A previsão para o início das aulas é dia 29 de março. O curso de Cuidado de Idoso tem Formação Inicial Continuada e é oferecido em um módulo único. Ele tem como objetivo inserir os alunos na rotina diária dos idosos, abordando as necessidades básicas da terceira idade, técnicas e cuidados assistenciais, estatuto, primeiros socorros, ética e orientação profissional. São 350 vagas disponíveis. A duração do curso é de 180h e a carga horária semanal varia de acordo com a disponibilidade do aluno. Para se inscrever os candidatos precisam ser maiores de 18 anos, possuir Ensino Fundamental completo e morarem em São José dos Campos. Já para o curso de cuidados na saúde, estão disponíveis 350 vagas para o curso livre focado na saúde na terceira idade, a carga horária total é de 50h. O público principal são estudantes, maiores de 16 anos, e profissionais da saúde. O objetivo do curso é apresentar aspectos importantes que envolvem a saúde do idoso e ações que contribuem para o envelhecimento saudável. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Vínculo atual tinha validade até este domingo (28) e foi prorrogado por 12 meses porque nova licitação ainda não foi realizada. Contrato de concessão da Dutra é prorrogado por um ano; ANTT aprova redução no pedágio A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou na tarde desta terça-feira (23) a prorrogação por mais um ano do contrato de concessão da rodovia Presidente Dutra com a empresa NovaDutra. O antigo contrato tinha validade até este domingo (28). Além da prorrogação do contrato, a agência também aprovou uma redução no preço do pedágio para os próximos meses. Os valores ficaram assim: Nas praças de Pinda, Seropédica-RJ e Itatiaia-RJ: de R$ 15,20 para R$ 14,20 Na praça de Jacareí: de R$ 6,70 para R$ 6,20 Nas praças de Guararema e Arujá: de R$ 3,70 para R$ 3,50 Depois de 25 anos, o atual contrato de concessão da Via Dutra terminaria neste domingo. Como a licitação para a escolha da nova empresa que vai administrar a rodovia está atrasada, a ANTT decidiu prorrogar o contrato com a NovaDutra por 12 meses. O acordo foi aprovado nesta tarde durante reunião online entre os diretores da ANTT. Uma das discussões foi em relação ao preço do pedágio nesse período de extensão do contrato. Como esse novo acordo contempla apenas alguns serviços do contrato original, como operação, conservação e manutenção da estrada, mas não prevê investimentos. A tarifa de pedágio devia sofrer uma redução de cerca de 60%. Se isso fosse aplicado, na praça de Pindamonhangaba, por exemplo, o valor cairia de R$ 15,20 para R$ 6,20. O valor defendido pelo representante da Associação Brasileira de Transportes de Usuários de Vias Concedidas, a Usuvias. "Nosso pedido vai no seguinte sentido: que esta diretoria colegiada se digne deliberar pelo estabelecimento das tarifas com base apenas nos serviços a serem prestados durante a extensão. De modo, a não se exigir dos usuários o pagamento de valores excedentes", afirmou Edson Araújo da Silva. Porém, o relator do processo na ANTT alegou que essa redução poderia causar problemas, já que haveria um desequilíbrio nos valores cobrados na Rodovia Ayrton Senna, que também é concedida à iniciativa privada e liga o Vale do Paraíba a São Paulo. "Hoje em dia, as tarifas praticadas nos dois sistemas são praticamente idênticas. E uma redução tarifaria significativa na NovaDutra, o que tá se prevendo no termo aditivo da ordem de 60%, causaria um impacto que não pode ser calculado pela agência. A indução de tráfego que pode vir a gerar de uma fuga da Ayrton Senna para a Dutra, vai impactar de forma significativa a operação da rodovia, os custos de manutenção e conservação, quiçá a necessidade de novos custos de recuperação que não estão previstos no termo de extensão contratual", comentou o diretor da ANTT, Davi Barreto. A solução encontrada pela agência para que a NovaDutra não receba valores acima do que vai gastar foi criar uma conta para que a diferença seja depositada pela concessionária. "Todos os valores a mais arrecadados na tarifa praticada, serão segregados e depositados numa conta vinculada que não pode ser movimentada pela concessionaria, mas tão somente pelo poder concedente", acrescentou Davi Barreto. Rodovia Presidente Dutra em São José dos Campos Leonardo Medeiros/G1 Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

O homem atirou três vezes contra a vítima. Ela foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no fim da tarde. Ele foi preso horas depois em Roseira. Andreza Nunes Said foi morta a tiros em um roubo a carro em Aparecida Arquivo pessoal Uma mulher de 33 anos foi baleada durante um roubo de carro no início da tarde desta terça-feira (23), no bairro São Roque, em Aparecida (SP). Ela foi atingida por três disparos e socorrida para a Santa Casa de Lorena. A família confirmou ao G1 que Andreza Nunes Said não resistiu aos ferimentos e morreu. O criminoso fugiu do local com o veículo, mas foi preso no fim da tarde em Roseira. O irmão da vítima foi até a delegacia para informar que a mulher estava entrando no carro quando foi abordada por um homem armado, que anunciou o assalto. Após reagir, ela foi baleada três vezes pelo criminoso, que entrou no veículo e fugiu pela Dutra. De acordo com a polícia, os tiros atingiram o abdômen e uma das pernas. Inicialmente a vítima foi levada para o pronto socorro de Aparecida e depois transferida para outro hospital. No registro oficial do caso na polícia, constava que ela havia sido levada ao Hospital Regional de Taubaté, mas a instituição informou à reportagem que não recebeu a paciente. Segundo a família, ela foi levada para a Santa Casa de Lorena, onde faleceu. A Polícia Militar prendeu o suspeito na Estrada dos Motas em Roseira. O revólver usado no crime também foi apreendido e ele foi levado para a delegacia. Com a morte da vítima, ele pode responder por latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Homem foi preso em estrada rural em Roseira após fuga; motorista baleada morreu no hospital em Lorena Divulgação/ Polícia Militar Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

A ação, chamada de "Operação Drive-thru", cumpriu 19 mandados de busca de apreensão e teve apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar. Operação da Polícia Civil prende sete e apreende drogas em Ubatuba Divulgação/Polícia Civil Uma operação da Polícia Civil prendeu sete pessoas e apreendeu uma grande quantidade de drogas e dinheiro nesta terça-feira (23) em Ubatuba (SP). A ação, chamada de "Operação Drive-thru", cumpriu 19 mandados de busca de apreensão nos bairros Estufa I e II, Ipiranguinha e Morro das Moças. Uma adolescente de 17 anos também foi apreendida. A operação foi deflagrada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar. Os suspeitos foram abordados após uma investigação que durou cerca de seis meses e apontou que a região do bairro Estufa I era um ponto central na vendas de drogas. Ao todo, foram apreendidos 2.831 pinos de cocaínas, 908 porções de maconha e 781 porções de crack, além de rádios comunicadores, joias, um drone, balanças de precisão, telefones celulares, apetrechos para comercialização, caderno de anotações de clientes e dinheiro. De acordo com a Polícia Civil, a operação foi iniciada às 10h, quando foi cumprido um mandado de busca e apreensão em uma casa na rua Juventus, no bairro Estufa 1. No local, foi constatado que o investigado, um jovem de 21 anos, não estava presente, mas o irmão dele acompanhou os agentes durante o cumprimento da ordem judicial. Durante a busca, foi encontrada a quantia de R$ 3.140, além de uma sacola com 180 pinos de cocaína e um aparelho celular. Horas depois, o homem foi detido em uma avenida próxima ao local. Operação da Polícia Civil prende sete e apreende drogas em Ubatuba Divulgação/Polícia Civil Ainda no mesmo bairro, foi cumprida outra ordem judicial na rua da Paz, onde os policiais procuravam outro jovem, de 19 anos, que era considerado o gerente da venda de drogas na região. No local, foi necessário que os agentes arrombassem a porte da residência para encontrar o suspeito e iniciar a busca no local, onde apreenderam diversos equipamentos eletrônicos e 30 pinos de cocaína. Na região, com a ajuda de cães farejadores do Baep da PM, a polícia ainda encontrou, em um trecho de arbustos, 2.681 pinos de cocaína, 846 porções de maconha e 781 pedras de crack, além de prender outro jovem, também de 19 anos, que foi identificado como vendedor de drogas. Já no bairro Ipiranguinha, onde também foi feita a operação, os policiais cumpriram um mandado na rua da Assembleia, onde localizaram um homem de 40 anos que era suspeito de participar da organização. No local, foram encontrados R$ 950. Porém, ao descobrir que o homem tinha terrenos com diversas casas, os agentes se deslocaram para o bairro Morro das Moças, localizado na Rodovia Oswaldo Cruz, onde encontraram mais pinos de cocaína e porções de maconha, além de equipamentos e anotações utilizadas para a venda de drogas. No local, foram presas mais três pessoas por tráfico de drogas e uma adolescente foi apreendida. Todos foram encaminhados ao DP de Ubatuba e estão à disposição da Justiça. Operação da Polícia Civil prende sete e apreende diversas porções de drogas em Ubatuba Divulgação/ PRF Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Medida é temporária e deve voltar na próxima etapa da campanha de imunização. O drive-thru estava instalado na Avenida do Povo Divulgação/PMT A Prefeitura de Taubaté anunciou na segunda-feira (22) que suspendeu o drive-thru de vacinação contra a Covid-19. A administração municipal afirmou que o cancelamento é temporário e aconteceu por conta da baixa adesão. O serviço deve ser retomado na próxima etapa da campanha de imunização. O drive-thru estava instalado na Avenida do Povo, uma das principais vias na cidade, e chegou a ficar movimentado no início da campanha. Apesar disso, com o avanço no número de vacinados a procura do público alvo, os idosos de 85 a 89 anos, caiu. As pessoas desta faixa etária que ainda não receberam o imunizante devem comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) de algum desses bairros: Fazendinha, Mourisco, Chácaras Reunidas Brasil, Gurilândia e Parque Aeroporto. A expectativa da prefeitura é retomar o drive-thru na próxima etapa da campanha, que vai imunizar idosos de 80 a 84 anos. A imunização deve começar na próxima segunda-feira (1º), mas depende do envio das doses do imunizante, que será feita pelo governo estadual. Até início da tarde desta terça-feira (23), Taubaté somava 18.184 casos confirmados de Covid-19 e 306 mortes pela doença. A cidade também registra 75% de ocupação nos leitos de UTI e 54% dos leitos na enfermaria. A cidade já vacinou 13.907 pessoas. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Homem se entregou à polícia na manhã desta terça-feira (23). Márcio Gatti foi encontrado morto no dia 5 de fevereiro. Suspeita da polícia é de que crime tenha motivação passional. Motorista de aplicativo Márcio Gatti foi encontrado morto em Tremembé Arquivo pessoal O homem suspeito de ser o mandante da morte do motorista de aplicativo Márcio Gatti se entregou à polícia nesta terça-feira (23) em Taubaté (SP). De acordo com a polícia, ele foi identificado depois que a polícia prendeu outros quatro homens suspeitos de cometerem o crime. A suspeita é de que o crime tenha sido passional. Márcio foi encontrado morto a facadas em um lago no bairro Maracaibo, em Tremembé, em no dia 5 de fevereiro. Ele estava desaparecido depois de ter saído para uma corrida por aplicativo. Na última semana, a polícia identificou quatro homens suspeitos de matarem o motorista. Em depoimento, eles contaram que receberam R$ 1,5 mil para atrair o motorista para uma emboscada e matá-lo. Os suspeitos alegaram que o mandante havia encomendado o homicídio depois de descobrir que Márcio teria tido um caso com sua esposa. De acordo com a polícia, o homem de 35 anos apontado como mandante se apresentou à polícia na manhã desta terça-feira. Inicialmente foi informado que ele teria confessado o crime, mas a informação foi retificada pela Polícia Civil e pela defesa do suspeito, que ressaltaram que ele não confessou o crime. Ele vai ser ouvido pela polícia para esclarecer os detalhes e suposta motivação do crime. A polícia informou que segue investigando o caso. Márcio era divorciado e deixou um filho, de 13 anos, e três filhas, de 10, 15 e 20 anos. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
Após volta das aulas presenciais, São José registra 39 casos de Covid-19 entre funcionários e alunos

A informação é da prefeitura de São José dos Campos que anunciou a ampliação do retorno às salas de aula, com aulas duas vezes na semana para algumas séries. Após volta às aulas, cidade teve 27 alunos com teste positivo Divulgação/Prefeitura de São José dos Campos São José dos Campos registrou 39 casos de Covid-19 - sendo 27 alunos e 12 profissionais de educação, desde a volta às aulas presenciais em São José dos Campos. A informação é da Prefeitura de São José dos Campos que anunciou a ampliação do retorno às salas de aula, com aulas duas vezes na semana para algumas séries. Sobre os casos, a gestão informou que acompanha e adotou protocolos. De acordo com a prefeitura, desde o retorno das aulas presenciais, a Secretaria de Educação tem acompanhado a evolução de casos. Desde fevereiro, a pasta registrou 27 alunos com teste positivo e 12 profissionais, entre professores e servidores que atuam em escolas. A informação foi divulgada durante a coletiva da prefeitura nesta segunda-feira (22) em que anunciou a ampliação da volta às aulas, com aula presencial em dois dias para os alunos das séries iniciais, de 1° e 2° ano; de anos finais, de 5° ao 9° ano e Educação Para Jovens e Adultos (EJA). A prefeitura informou que, assim que testados e confirmados, os servidores foram afastados das funções. Apesar disso, não informou se os alunos e profissionais que tiveram contato com as pessoas que testaram positivo foram testadas. Apesar do número, nenhuma aula presencial foi cancelada por casos positivos. Na última semana, a professora da escola Palmyra Sant’anna testou positivo para Covid-19. A informação foi confirmada pela prefeitura que divulgou em nota que a professora testou positivo no dia 11 de fevereiro, quatro dias após o retorno às aulas, e que foi afastada. Apesar disso, não informou se os alunos e profissionais com quem teve contato foram testados. À época, o Sindica dos Servidores chegou a divulgar nota sobre o caso, pedindo a reavaliação do retorno às aulas e pedido de vacinação dos profissionais da educação. A gestão informou que vem seguindo os protocolos de saúde nas unidades. Informou que, assim que tem os primeiros sintomas, o profissional ou aluno é afastado e testado. Caso o resultado seja negativo, pode retornar às atividades e em caso de positivo deve ficar afastado por dez dias. Informou ainda que todas as escolas receberam equipamentos de segurança e passam por sanitização frequente. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

De acordo com a Secretaria de Saúde, paciente foi identificada com variante inglesa da doença. Ela teve contato com parente que veio de viagem do exterior. Mulher se recuperou da doença. Imagem microscópica de partículas de coronavírus NIAID-RML via AP A Secretaria de Saúde de Jacareí informou nesta terça-feira (23) que confirmou um caso da variante inglesa do novo coronavírus. De acordo com a prefeitura, a paciente de 73 anos teve os sintomas da doença no dia 5 e janeiro e fez o teste PCR, que confirmou a infecção. A amostra foi, posteriormente, analisada pelo Instituto Medicina Tropical, da Universidade de São Paulo, que identificou a variante. A suspeita é de que ela tenha sido infectada após o contato com um parente que veio de Detroit, nos Estados Unidos, no dia 20 de dezembro de 2020. Apesar da infecção, a mulher teve apenas sintomas leves, como tosse, febre e dor de garganta, e já está recuperada. Duas enfermeiras foram infectadas por nova variante do coronavírus em São José São José dos Campos Jacareí é a segunda cidade da região com registro de novas variantes da doença. A primeira cidade a registrar foi São José dos Campos, que anunciou seis casos de variantes brasileiras. De acordo com a prefeitura, foram identificados quatro casos da variante amazonense e outros dois de outros estados. Entre os casos confirmados com variante amazonense, uma mulher de 88 anos morreu. A idosa tinha histórico de hipertensão e diabetes. Os outros pacientes apresentaram formas leves da Covid-19 - eles têm idades que variam de 25 a 88 anos. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Aulas foram retomadas à distância na segunda e passariam a ser presenciais na próxima semana. Taubaté fecha duas escolas após registrar casos de Covid-19 entre os funcionários Google Street View/Reprodução A Prefeitura de Taubaté decidiu adiar por uma semana o retorno das aulas presenciais após registrar casos de Covid-19 entre funcionários de duas escolas. O retorno presencial estava previsto para a próxima semana. Segundo a administração, um funcionário da escola Emílio Amadei Beringhs, no bairro Marlene Miranda, e Ernani Barros Morgado. Já na Vila São José II, três funcionários testaram positivo para Covid-19. Os locais não terão atividades pelo menos até sexta-feira (26) e devem passar por desinfecção, que deve ocorrer nesta terça. As aulas em Taubaté foram retomadas à distância nesta segunda-feira e as atividades presenciais na rede municipal seriam retomadas na próxima semana, mas a prefeitura decidiu postergar o retorno nas escolas. Uma avaliação será feita na próxima semana para avaliar a volta presencial. Taubaté registrou, até esta segunda (23), mais de 18,1 mil casos confirmados de Covid-19 e 306 mortes pela doença. A cidade também registrava 75% de ocupação nos leitos de UTI e 54% dos leitos na enfermaria. Escola estadual em São José dos Campos é fechada após surto de Covid entre professores Covid-19 em São José A Escola Estadual Professora Suely Antunes de Mello, no Centro de São José dos Campos, foi fechada após um surto de Covid-19 entre os professores. Segundo a Vigilância Epidemiológica, já foram confirmados quatro casos da doença na escola. De acordo com a secretaria estadual de educação, os alunos terão aulas pela internet até o dia três de março, quando a escola deve reabrir. Na rede municipal, 39 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 - sendo 27 alunos e 12 professores e funcionários - desde que as aulas presenciais voltaram nas escolas municipais, em 8 de fevereiro. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Comerciantes oferecem desde frete grátis a combo de serviços para quem comprovar voto para eliminar Conká ou acertar a porcentagem de saída da participante. Comércio oferece combo de esfihas Divulgação Comerciantes de Taubaté (SP) fazem promoções e oferecem prêmios em uma campanha por votos para eliminar Karol Conká do BBB 21. A cantora está no paredão desta terça-feira (23) com Arthur e Gilberto (clique aqui para votar). Na última semana, um outdoor na cidade pedindo a eliminação de Conká já havia viralizado nas rede sociais. Famosos pedem 'paz' para Karol Conká em caso de eliminação O paredão desta terça é um dos mais esperados da edição até agora. Karol Conká se envolveu em uma série de polêmicas logo nas primeiras semanas da edição e acabou ‘cancelada’ pela internet. Na onda do viral, a cidade que é berço de memes que ganharam o país, decidiu embarcar no viral. Nesta segunda-feira (22), comércios da cidade decidiram apostar no assunto para movimentar as vendas. As ofertas vão desde entrega grátis a prêmios com combos para quem comprovar o voto para eliminar Conká ou acertar a porcentagem de saída da participante. Açaiteria oferece entrega grátis para quem votar Reprodução Em uma lanchonete de açaí, a promoção rendeu muitos pedidos e surpreendeu o proprietário Jonatam Nico, que precisou fechar o estabelecimento mais tarde para atender a demanda. “Eu fiz esperando algum movimento, mas não o engajamento que tivemos. Eu recebi mais de 100 pedidos, mas sou uma empresa pequena, apenas eu e minha esposa e não conseguimos dar conta. Ficamos até 0h fazendo entregas ontem”, conta. Hamburgueria oferece combo grátis para quem acertar porcentagem de eliminação Reprodução Em uma hamburgueria, o post que abriu uma competição oferecendo um combo com hambúrguer, batata e bebida para quem acertasse a porcentagem de eliminação teve mais de 400 comentários em três horas. A dona do estabelecimento conta que desde a pandemia, vinha investindo mais em rede social e viu uma oportunidade de engajar com o público. “Nosso público é jovem, com apelo de rede social e vimos nesse ‘tombo’ a oportunidade de engajar com nossos clientes. Não esperávamos a repercussão, vão ser muitos comentários para analisar”, conta. O vencedor vai ser anunciado logo após o anúncio do eliminado. Comerciantes embarcaram em campanhas pela web Loja de roupas íntimas oferece desconto se participante sair do BBB Reprodução Estabelecimento oferece entrega grátis Reprodução Empresa oferece designer de sobrancelhas para quem acertar porcentagem da eliminação Reprodução Outdoor pede eliminação de Conká Além da mobilização dos comerciantes, Taubaté ainda conta com um outdoor pedindo a saída da cantora na avenida Charles Schneider, um dos pontos mais movimentados da cidade. A mensagem foi instalada na última semana, quando a sister ainda não estava no paredão, e pedia também a eliminação da participante Lumena. Outdoor pedindo para que as pessoas votem para que Karol Conka saia do BBB foi colocado em Taubaté Michelle Mendes/ TV Vanguarda O youtuber Gabriel Dantas assumiu em perfis nas redes sociais que é o autor do outdoor. Conhecido como MrPoladoful, ele tem 5,7 milhões de inscritos no canal e se mudou recentemente para a cidade. Ele conta que teve a ideia de pagar pelo outdoor devido à repercussão que as participantes vêm tendo na internet, constantemente ficando entre os assuntos mais comentados do Twitter. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

23 de fevereiro é dia do Rotary. Veja homenagem nas nossas redes sociais. O Rotary é um clube internacional de líderes comunitários que desenvolve ações de interesse ao bem comum pelo mundo todo. Onde existe um Rotariano, existem ações para melhorar a comunidade. O papel do Rotary na comunidade é além de belo, algo essencial, deixamos aqui o nosso respeito, admiração e os parabéns pelo dia do Rotarianos, especialmente ao Rotary Club de Bragança Paulista Estância, que sempre colaborou conosco! Confira abaixo algumas das ações realizadas em prol do Complexo Santa Casa: Doação de Cadeiras de Rodas Doação de Equipamentos de Segurança (Máscaras e Face Shield) Doação de Equipamentos para a sala de Urgência e Emergência Realização do Curso de PICC (Implantação de Cateter Central de Inserção Periférica) Realização do Curso de Punção Intra Óssea Realização do Evento “Hoje tem Frango” Parabenizamos e agradecemos imensamente a todos os Rotarianos! Feliz Dia do Rotary Initial plugin text Diretor Técnico Responsável pelo Hospital: Dr. Filadelfo Gandara Martins Neto - CRM 28411 Acesse a página Saúde Bragança Paulista no G1

Os cinco suspeitos levariam dois tipos de droga para o Pemano em Tremembé. Cada um dos suspeitos pode ficar preso por até 20 anos Divulgação/Polícia Militar Três homens e duas mulheres foram presos na noite deste domingo (21) com 15 tijolos de maconha e dois pacotes da droga em Taubaté. A quadrilha levaria a droga para o Presídio Edgard Magalhães Noronha (Pemano) em Tremembé. Cada um será indiciado por três crimes. De acordo com a Polícia Militar, uma denúncia anônima sobre uma mulher que estava escondendo drogas em um apartamento levou uma equipe até um condomínio no bairro Cecap. No local, os policiais encontraram cinco pessoas, que autorizaram uma busca pelo imóvel. A equipe encontrou três mochilas que armazenavam 15 tijolos de maconha, dois pacotes de cocaína e material para embalar a droga. Os suspeitos também afirmaram que um carro que estava no estacionamento do condomínio seria usado para levar a droga até o Pemano. No veículo, os policiais encontraram diversos celulares, carregadores, fones de ouvido e chips de celular que também seriam levados ao presídio de Tremembé. Todo o material foi apreendido e levado para a Delegacia de Taubaté, junto com os cinco suspeitos. Cada um será indiciado por associação criminosa e tráfico de drogas, crimes com pena de até 20 anos de prisão. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Você entra numa loja, encontra diversas opções de tênis de corrida e fica perdido sobre qual é a melhor opção. Saiba mais. A corrida é um esporte democrático: você não precisa de equipamentos complexos, pode fazer a qualquer hora do dia, sozinho ou acompanhado. Mas qualquer pessoa que pensou em começar a correr já deve ter passado por isso. Você entra numa loja, encontra diversas opções de tênis de corrida e fica perdido sobre qual é a melhor opção. Se esse for o seu caso, o Dr. Marcos H. Sakaki vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Ele é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, além de especialista na área do Hospital Orto, referência na região do Vale do Paraíba em Ortopedia. Separamos aqui 7 fatores essenciais para fazer a melhor escolha. 1. Saiba qual é o seu tipo de pisada O tipo de pisada varia de acordo com o formato dos pés, que basicamente é definido pela altura do arco plantar, que se encontra na parte interna dos pés. Pés planos têm um arco mínimo ou ausente, pés cavos arcos mais altos enquanto que no pé normal a porção mais alta do arco tem aproximadamente um dedo de altura. Pés normais geralmente têm pisada normal, pés planos pisada pronada e pés cavos pisada supinada. Vale lembrar, no entanto, que essa correlação nem sempre é tão simples pois outros fatores podem alterar o tipo de pisada. Hoje, muitas lojas fazem testes com aparelhos que mapeiam a pressão exercida na pisada ou filmagens que analisam os ângulos dos pés durante a corrida. Apesar dessas metodologias atenderem uma parte das pessoas, ela ainda pode apresentar falhas. Nesses casos, é imprescindível procurar um médico especialista para definir o seu tipo de pisada. 2. Quais modelos de tênis existem no mercado? Quanto ao grau de suporte aos pés proporcionado pelo tênis existem os neutros, os para pisada pronada e os para supinada. Os tênis para pisada pronada têm uma sola mais densa sob o arco plantar e um contraforte mais firme enquanto que os para pisada supinada possuem solas com maior poder de amortecimento.Quanto à espessura da sola do tênis existem os normais, os minimalistas e os maximalistas. Os minimalistas possuem solas extremamente finas e funcionam como uma meia de proteção aos pés. Seu uso simula uma corrida com os pés descalços. Já os maximalistas têm solas mais grossas que o normal, com um poder de amortecimento ainda maior que os modelos para pisada supinada. 3. Qual o modelo de tênis mais adequado para mim? De modo geral, pés normais correm bem com tênis de pisada neutra, pés planos com os modelos para pisada pronada e pés cavos com os para pisada supinada. Modelos minimalistas devem ser usados apenas por corredores que estão adaptados à corrida descalço, caso contrário uma série de lesões podem ocorrer. Os maximalistas podem ser utilizados para quem têm pisada neutra ou supinada. Além disso, seu maior poder de amortecimento pode ser conveniente para algumas doenças dos pés. 4. Nunca compre tênis que fiquem desconfortáveis O conforto é o fator mais importante na hora de escolher o seu tênis de corrida ideal. Na maioria das vezes, inclusive, os tênis de corrida devem ser 1 ou 2 tamanhos maiores que os sapatos sociais. Os tênis devem ser experimentados com as meias de corrida e, estando em pé, deve ter um espaço livre de 1 a 1,5 cm entre o dedo mais longo e a ponta do tênis. Em nenhum lugar do pé deve haver desconforto. Segundo o Dr. Sakaki, nunca aceite a justificativa de que, com o tempo, o calçado vai lacear. Já no primeiro uso, ele deve trazer uma sensação agradável. Se for muito pequeno ou com um formato que não seja o ideal, aumenta as chances de causar bolhas, calos e até queda de unhas. Quando não prejuízos maiores. No momento em que seus tênis deixam de ser confortáveis durante a corrida, isso é um sinal que sua capacidade de absorver impactos está comprometida. Significa que é hora de trocar os tênis! Essa medida é ainda mais confiável do que fatores externos (como a aparência do calçado) ou a média de mercado (em média, os tênis funcionam bem até os 800 km de uso). 5. Escolha tênis diferentes para alternar O recomendável é usar diferentes tênis de corrida, em dias alternados, como estratégia para diminuir os riscos de lesões. Tênis diferentes causam diferentes forças de impacto nos pés, desgastando menos as articulações, músculos e tendões. É como a água pingando numa pedra. Se as gotas caem em locais diferentes, o desgaste é menor. 6. Lembre-se: nenhum tênis compensa treinos inadequados Não existe tênis milagroso que evite todas as lesões ou que compense os erros de um treino inadequado. Ter uma orientação correta por um profissional de educação física quanto ao tipo, frequência e volume de corrida, especialmente no começo, e manter uma dieta saudável são ainda mais essenciais para conseguir bons resultados e evitar lesões. 7. Quer consultar um especialista para ter um direcionamento mais pontual em relação à sua prática de corrida? Agende um horário. Caso você tenha qualquer dúvida que possa comprometer a qualidade dos seus treinos ou tenha alguma preocupação especial em relação a lesões, o ideal é sempre procurar um especialista. Ele vai poder avaliar o seu caso específico e passar os direcionamentos mais importantes para você. Agende sua consulta agora Hospital Orto Hospital Orto Para realizar um atendimento no Hospital Orto, basta se dirigir a uma das unidades ou procurar o atendimento online, disponível para quem não pode sair de casa via telemedicina. Unidades de atendimento Unidade Nove de Julho Av. Nove de Julho, 1017 - SJC 📞Agende sua consulta: (12) 3946-4966 📲Fale por Whatsapp: (12) 99146-1020 Unidade Zona Sul Av. Cidade Jardim, 3890 - SJC Atendimento Online Basta visitar nosso site e clicar na aba de Consulta Online. Sobre o Hospital Orto Referência na região do Vale do Paraíba na área ortopédica, o Hospital Orto conta com uma estrutura completa que atende desde diagnósticos e tratamentos simples até cirurgias ortopédicas complexas. Usamos equipamentos de ponta, e nossos quartos de internação, com estrutura planejada para hotelaria, são tão confortáveis quanto possível. Nossa equipe dedicada conta com especialistas nas mais diversas áreas da ortopedia, todos prestes a lhe atender. Diretor Responsável Dr. Elvio Garcia Ribeiro - CRM: 16.947

Jennifer Natalia Pedro, acusada de matar a filha Ísis Helena, de 1 ano e 10 meses, foi encontrada morta em sua cela nesta segunda-feira (22). Jennifer Natalia Pedro foi encontrada morta em cela em Tremembé Reprodução / EPTV Jennifer Natalia Pedro, acusada de matar a filha Ísis Helena, de 1 ano e 10 meses, foi encontrada morta nesta segunda-feira (22) em sua cela na Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier, a P1 de Tremembé (SP). A presa estava na unidade desde abril de 2020, após confessar a morte da filha. Inicialmente ela ficou presa na penitenciária de Mogi Guaçu e depois transferida para a P1 de Tremembé. A unidade é conhecida por abrigar presas de casos de repercussão e comoção, como Suzane von Richthofen e Elize Matsunaga. Segundo a apuração do G1, a suspeita é que ela tenha cometido suicídio, mas o caso será apurado. Jennifer estava sozinha em sua cela e foi encontrada pelos agentes com um lençol no pescoço por volta das 15h. Mãe da menina Ísis Helena é encontrada morta em cela da penitenciária de Tremembé O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para perícia e foi feito registro do caso na Polícia Civil. Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) confirmou a morte por suicídio e disse que o caso foi registrado na Polícia Civil e que abriu procedimento administrativo para apurar os fatos. Ísis Helena sumiu em 2 de março, em Itapira (SP) Reprodução/EPTV O caso A menina Ísis Helena nasceu prematura, com microcefalia, e tomava remédios controlados. Em março de 2020, a mãe teria dito a polícia que a menina estava desaparecida. Ela contou que saiu de casa deixando a menina com o avô. Ao voltar, encontrou a casa aberta e não achou a bebê. Antes da morte, a mãe já havia sido denunciado ao conselho tutelar por maus tratos à bebê. Na investigação, a polícia encontrou indícios de seu envolvimento na morte da menina e Jennifer confessou o crime. Inicialmente, ela disse que a filha estava doente, e que deu mamadeira e a colocou para dormir de barriga para cima e no dia seguinte, encontrou a criança morta por ter se asfixiado com o alimento. Após isso, jogou o corpo da criança em um rio. Depois, mudou a versão e contou ter enterrado a menina, que foi encontrada em abril. Jennifer estava presa desde 17 de abril de 2020. Após perícia, corpo da bebê Ísis Helena é sepultado durante cerimônia reservada em Itapira Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Ela, que é um animal idoso e já teve que trabalhar em um circo fazendo exibições, atualmente passa por uma série de atividades e tratamentos para ganhar qualidade de vida. Ursa faz 'hidroginástica' para tratar artrose em santuário de animais em Joanópolis Divulgação/ Rancho dos Gnomos A ursa Mizar está fazendo 'hidroginástica' para tratar uma artrose em um santuário de animais em Joanópolis, no interior de São Paulo. Ela, que é um animal idoso e já teve que trabalhar em um circo fazendo exibições, atualmente passa por uma série de atividades e tratamentos para ganhar qualidade de vida - a principal delas é uma hidroginástica adaptada para que ela exercite as articulações. "Logo no início, nós percebemos certa dificuldade para se locomover, para se sentar e até mesmo se levantar. Observamos dores na coluna e provavelmente artrose em várias articulações. A terapia da Mizar ela é multidisciplinar e consiste em medicamentos para controle da dor, exercício para fortalecimento da musculatura, suplementos alimentares diversos, inclusive para artrose", explica a veterinária responsável pelas atividades, Carla Spechoto Mariano. Ela explica o benefício da atividade para o animal. "Além de fazer parte de um enriquecimento ambiental onde ela se diverte ela acaba trabalhando vários músculos, o que seria impossível se fazer fora da água, a água reduz o peso, possibilitando essa espécie de fisioterapia que é uma hidroginástica dela", disse. Segundo Marcos Pompeu, idealizador do projeto, as brincadeiras na água são as preferidas da ursa. "Ela adora brincar com as bolas na piscina, onde tenta afundar as bolas, mas elas escapam por um lado, pelo outro e ela se diverte. O importante é que ela esta se exercitando", disse. Ursa faz 'hidroginástica' para tratar artrose em santuário de animais em Joanópolis Divulgação/ Rancho dos Gnomos Histórico A ursa Mizar chegou ao santuário de animais em 2019, acompanhada pelo irmão Verrú. Eles foram transferidos de um zoológico em Canindé, no Ceará, por determinação da Justiça. O espaço em Joanópolis fica em um uma área de montanha, em meio à mata, com temperaturas amenas e mais adequadas à espécie. As condições climáticas em que eles viviam no Ceará foram levadas em consideração para que a Justiça determinasse a transferências deles. Ursa faz 'hidroginástica' para tratar artrose em santuário de animais em Joanópolis Divulgação/ Rancho dos Gnomos Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Falamos sobre impulso e instinto analisando nossas personalidades no dia a dia, segundo a psicologia. Acho que ela não pensou duas vezes para me responder. Foi lá e agiu por impulso. Agiu por instinto. Por que uma pessoa pode agir por impulso e a outra pode agir de forma mais calculada e ponderada? Analisamos esses questionamentos a seguir destacando o tema saúde mental. Vamos lá! "Há pessoas que são muito sensíveis aos estímulos. Como se tivesse uma camada protetora, uma camada de protetor solar. Ela consegue lidar com estímulos negativos, consegue lidar com frustrações, com conflitos, numa boa. Ou de uma maneira mais resiliente. Já outras pessoas, não conseguem. Não têm essa camada protetora. Elas simplesmente reagem a estímulos bons e ruins sem nenhum tipo de autocontrole, sem nenhum tipo de consciência", observou a psicóloga Letícia de Oliveira, em entrevista. Pessoas que agem por impulso são as chamadas pessoas impulsivas. Conhece alguém assim no seu ambiente de relacionamentos? "São pessoas que reagem de maneira muito impulsiva e instintiva sem nenhum tipo de autoanálise, autocontrole, mensuração de consequência, nada, nada. Essas pessoas que não têm esse filtro, geralmente têm algum tipo de patologia, algum transtorno de personalidade, por exemplo", acrescentou a psicóloga. Pessoas que não conseguem se comportar no mundo de uma maneira mais "adequada" ou "aceita". Geralmente com problemas sociais, com problemas de relacionamento, entre outros. Você conhece pessoas movidas por instinto e impulso? A principal dica para esses casos é o autocontrole e o autoconhecimento. Procurar ajuda médica especializada, com terapia e análise. "Muitas pessoas que convivemos no dia a dia são movidas por instinto e impulso. É preciso aceitar isso e buscar se conhecer melhor para controlar melhor essas situações", concluiu a psicóloga, em entrevista sobre pessoas impulsivas. + 5 dicas fáceis para você mudar tudo em 2021 Diretor Técnico Responsável pelo Hospital: Dr. Filadelfo Gandara Martins Neto - CRM 28411 Acesse a página Saúde Bragança Paulista no G1
Entrevistamos a nutricionista Gisele Marcondes, que reúne dicas no canal Melhores Pães aqui no G1. Receita saborosa de Pão de Inhame muito saudável. Aqui em Melhores Pães, reunimos dicas de receitas deliciosas e muito fáceis de fazer. Chegou a hora da receita de Pão de Inhame. Receita fácil. Quem nos ensina é a nutricionista Gisele Marcondes, de Taubaté.
“Além do pão branco tradicional (feito com farinha simples) que é mais indicado em alguns casos, como atletas e crianças ativas, onde a necessidade de energia rápida é maior, ou em dietas livre de fibras, como na diverticulite, temos os pães integrais, com maior porção de fibras, tendo um índice glicêmico menor, aumentando a saciedade, auxiliando no trânsito intestinal e controle de colesterol, e mantendo alguns nutrientes, como a vitaminas do complexo B”, explicou a nutricionista, em entrevista.
Aos que gostam muito desse alimento e buscam um cuidado com a saúde, é possível produzir pães em casa com valor nutricional maior, adicionando alguns ingredientes que geralmente não se encontra. Segue receita muito saborosa:
Pão de Inhame. Ingredientes
3/4 xícara de água morna
2 1/2 colheres de chá de fermento biológico
2 colheres de sopa de mel
2 ovos + 1 ovo extra para a cobertura
1 xícara de inhame ou cará cozidos e amassados
1 1/2 xícara de farinha de trigo branca
3 xícaras de farinha de trigo integral
1/4 de xícara de linhaça triturada ou farinha de linhaça
1 colher de chá de sal
6 colheres de sopa de manteiga sem sal ou óleo de coco
Modo de preparo:
Na tigela da batedeira, coloque a água, mel, fermento, inhame, ovos, farinha de trigo branca, farinha de trigo integral, linhaça, manteiga e sal. Atenção: coloque o sal longe do fermento! Se colocar junto, o sal “mata” o fermento.
Bata a mistura com uma pá do tipo gancho por 5 minutos ou misture com as mãos e sove por 10 minutos.
Forme uma bola com a massa e coloque em uma tigela untada com azeite, manteiga ou óleo. Cubra com uma toalha e deixe em um local “quentinho” crescendo por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Retire o ar da massa com as mãos e forme um “rolo” com a massa. Coloque em uma forma de bolo inglês ou pão de forma.
Quebre o ovo extra e misture com um garfo. Pincele os pães por cima.
Deixe crescer por mais 40 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Leve os pães ao forno por 25-30 minutos ou até que estejam dourados.
Observações: se quiser, você pode fazer esse pão com batatas ou mandioca! Você só precisa cozinhar e amassar estes tubérculos e usar no lugar do inhame amassado.
Rendimento: 2 pães (formas de bolo inglês).
Tempo de Preparo: 2 horas e 30 minutos.
Armazenamento: Fora da geladeira (em sacos de papel) duram por cerca de 3 dias. Já assado, pode ser armazenado no freezer inteiro ou em fatias. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por cerca de 40 minutos (pão inteiro) ou descongele as fatias diretamente no forno ou torradeira.
Conhece os pães congelados da Iannuzzi?
A Iannuzzi é uma empresa familiar, com raízes na Itália. Desde 1995 em Atibaia, no ramo da panificação, a Iannuzzi se consolidou no interior de São Paulo como padaria de qualidade e com a produção dos pães congelados.
Iannuzzi Pães Congelados Atibaia - Melhores Pães G1
Vendendo pães pela internet
Ficou interessado no produto? Siga a Iannuzzi Pães para receber mais dicas, receitas e informações. Para comprar pães congelados pela internet, basta chamar a Equipe de Atendimento Iannuzzi pelo WhatsApp.
Telefones: 11- 4260-0150 / 11- 4260-0151
WhatsApp: 11- 99331-4532 / 11- 93754-5259
Instagram
Facebook
Site oficial
Acesse Melhores Pães no G1 e confira dicas com receitas, dicas para alimentação saudável e dicas para criar uma nova renda com pães.

Motorista tentou manobrar e fugir da fiscalização ao notar o patrulhamento policial no km 28 da via, no trecho de Atibaia. Homem é detido com carregamento de joias avaliado em R$ 700 mil na Fernão Dias Divulgação/PRF Um homem de 47 anos foi detido na tarde desta segunda-feira (22) com uma carga de joias avaliadas em R$ 700 mil na Rodovia Fernão Dias em Atibaia. O carregamento estava escondido no fundo falso do carro. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o caso aconteceu por volta das 12h, em um posto no km 28 da via. Uma equipe fazia uma ronda de rotina quando percebeu a presença de um motorista que manobrou rapidamente o carro ao ver a viatura. A ação levantou a suspeita dos policiais, que abordaram o suspeito. O motorista estava em um carro com placa de São Paulo e afirmou que iria para Bragança Paulista a passeio, mas não carregava nenhuma bagagem. Os policiais fizeram uma busca no veículo e encontraram em um fundo falso do porta-malas uma grande quantidade de joias de ouro e prata que, segundo o suspeito, estão avaliadas em R$ 700 mil. O suspeito não soube informar qual a origem das joias e foi preso. O carregamento foi levado para a delegacia de Atibaia, que vai investigar a origem dos produtos. PRF apreende quase R$ 700 mil em jóias na Rodovia Fernão Dias em Atibaia Homem é detido com carregamento de joias avaliado em R$ 700 mil na Fernão Dias Divulgação / Polícia Rodoviária Federal Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
A partir desta segunda-feira (22) os alunos têm a opção de retornar às salas de aula em sistema de rodízio para os plantões pedagógicos. O retorno presencial é opcional durante as fases laranja e vermelha do plano São Paulo. A Prefeitura de Pindamonhangaba divulgou nessa segunda-feira (22) o cronograma de como ocorrerá o retorno presencial dos alunos da rede municipal de ensino.
Até sexta-feira (26) os alunos serão recebidos para um plantão pedagógico, sendo 15 estudantes por período. As idas à escola serão de até três vezes por semana, permanecendo por até 3h na sala de aula.
Confira abaixo a previsão do retorno presencial em Pindamonhangaba:
De 01 a 05 de março: retorno dos alunos do ensino fundamental e EJA;
De 08 a 12 de março: retorno presencial dos alunos do Pré II;
De 13 a 19 de março: retorno dos alunos do Pré I;
De 22 a 26 de março: retorno dos alunos do infantil I e II;
De 29 de março a 1º de abril: retorno dos alunos do Berçário.
Nesse plano de retorno, as aulas para todos os grupos de ensino ocorrem de segunda à quinta-feira, com um terço dos alunos em caso de fase laranja, e metade da turma em caso de fase amarela. Os alunos do EJA e do Ensino Infantil permanecem por até 2h30 nas escolas, e o ensino fundamental por 3 horas.
A Prefeitura de Pindamonhangaba ressalta que durante as fases vermelha e laranja, é opcional o envio das crianças às aulas presenciais nas escolas. Dentro dessas fases, os alunos podem realizar as atividades de casa, de forma remota. Já dentro da fase amarela ou verde, o retorno presencial é obrigatório.
A Prefeitura também informou que às sextas-feiras, as escolas serão higienizadas e não haverá aulas. Para obterem mais informações os pais e responsáveis devem contatar a escola na qual a criança está matriculada.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Árvores nativas e parte da área verde foram destruídas pelo fogo nesta segunda-feira (22). Incêndio em área para loteamento industrial em Atibaia Divulgação/Polícia Militar Ambiental Um incêndio em uma área de vegetação nativa, em Atibaia, foi combatido pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (22). A Polícia Militar Ambiental compareceu ao local e autuou os três proprietários com uma multa de R$ 171 mil. Por volta das 17h, a Polícia Ambiental foi acionada para ir ao local em chamas. A área tem 6,919 hectares, e a queimada atingiu vegetação nativa em estágio inicial de regeneração. O Corpo de Bombeiros foi acionado e impediu que o fogo se alastrasse mais. De acordo com a Polícia Ambiental, o local é regularizado para loteamento industrial. Durante a queimada, árvores nativadas e parte de uma área verde foi destruída. Segundo a polícia, não havia no local qualquer proteção contra incêndio. Diante disso, a responsabilidade pelo fogo é dos proprietários da área. O valor da multa é de R$ 57 mil, mas ele foi triplicado para R$ 171 mil por se tratar de três proprietários. A área foi embargada.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, já foram confirmados quatro casos da doença na escola. Escola estadual em São José dos Campos é fechada após surto de Covid entre professores Reprodução/ Facebook A Escola Estadual Professora Suely Antunes de Mello, no Centro de São José dos Campos, foi fechada após um surto de Covid-19 entre os professores. Segundo a Vigilância Epidemiológica, já foram confirmados quatro casos da doença na escola. De acordo com a secretaria estadual de educação, os alunos terão aulas pela internet até o dia três de março, quando a escola deve reabrir. Escola estadual em São José dos Campos é fechada após surto de Covid entre professores Rede municipal Desde que as aulas presenciais voltaram nas escolas municipais, em 8 de fevereiro, 39 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19, sendo 27 alunos e 12 professores e funcionários. "Havendo dois casos, sendo um suspeito e um confirmado, ou dois confirmados, a gente inicia uma análise para verificar se está tendo surto naquela turma. Se for confirmado o surto, suspendemos a aula por 14 dias e fazemos acompanhamento detalhado desses alunos juntamente com os professores", afirmou o secretário de educação, Jhonis Santos. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Empresa também foi impedida de retirar os maquinários e alienar bens durante período de negociações. Funcionários da fábrica da Ford em Taubaté (SP) se reuniram em frente à unidade após empresa americana anunciar fechamento desta e outras duas fábricas no Brasil Carla Carniel/Reuters O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) manteve a Ford impedida de fazer demissões coletivas na planta de Taubaté até que chegue ao fim as negociações com o Sindicato dos Metalúrgicos sobre o futuro da fábrica. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (22) e contraria o pedido da montadora. A desembargadora Maria da Graça Bonança Barbosa ainda proibiu a empresa de alienar bens e maquinário em Taubaté até a conclusão da negociação coletiva. Ela é obrigada a mantê-los nos próprios estabelecimentos no município. Em 11 de janeiro, a Ford anunciou o fim da produção de veículos no Brasil e fechamento de três fábricas (Taubaté-SP, Camaçari-BA e Horizonte-CE). Somente em Taubaté, 830 funcionários seriam demitidos. Em 5 de fevereiro, entretanto, a Justiça do Trabalho emitiu uma liminar que suspendia as demissões até 5 de março, com a manutenção do pagamento dos salários e benefícios dos trabalhadores. A Ford recorreu da decisão e entrou com mandado de segurança. Foram seis pontos que a empresa contestou da decisão da Justiça do Trabalho: Determinação para que o Ministério Público do Trabalho esteja presente durante as tratativas com o sindicato; Determinação para que a Ford apresente ao Juízo cronograma de negociação coletiva com o sindicato; Determinação que a Ford entregue ao sindicato todas as informações que sejam necessárias às negociações e a tomada de decisões pela categoria profissional; Determinação para que as Impetrantes mantenham “contato apenas com o sindicato da categoria” e se abstenha de “fazer qualquer proposta direta aos trabalhadores”; Decisão no que tange à obrigação de a “empresa manter todos os seus bens e o seu maquinário existente na fábrica de Taubaté”; Proibição da empresa de efetuar dispensa coletiva de trabalhadores de suspender salários, sobretudo em caso de não atendimento a chamados para retorno ao trabalho. Porém, na última sexta-feira (19), o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, manteve a proibição de demissões coletivas na unidade e impediu a Ford de alienar os bens e retirar os maquinários da cidade. A desembargadora Maria da Graça Bonança Barbosa acatou o pedido da montadora de não ser mais obrigada a fornecer, no prazo de 30 dias, um cronograma de negociação coletiva com o sindicato dos trabalhadores. Também determinou que não há mais a necessidade de o Ministério Público do Trabalho (MPT) participar das negociações coletivas entre empresa e o sindicato. A Ford foi procurada pelo G1, e informou que vai recorrer (leia a nota na íntegra abaixo). "A Ford irá cumprir rigorosamente o que foi determinado pela Justiça do Trabalho em 22 de fevereiro, no entanto, como cabe recurso, a empresa irá recorrer. A Ford reforça que segue em processo negocial com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e não irá realizar nenhum desligamento ou suspensão de salários e benefícios até a conclusão das negociações", disse em nota. Volta ao trabalho Nesta segunda-feira (22), cerca de 130 funcionários voltaram ao trabalho na Ford em Taubaté. O retorno faz parte do acordo feito entre a empresa e o sindicato na Justiça e que prevê a volta de 330 trabalhadores ao longo da semana. De acordo com a entidade, os demais vão ser mantidos em licença remunerada. Funcionários da Ford em Taubaté voltam ao trabalho Guto Rezende/Sindmetau Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina a

Segundo Polícia Civil paulista, ele estava sendo monitorado e foi preso no Aeroporto Internacional de Uruguaiana pela Polícia Federal. Outros homens que participaram de sessão de tortura também serão indiciados. Polícia Civil prende ex-diretor de motoclube acusado de tortura O homem conhecido como Chileno, que aparece em imagens torturando um membro de um motoclube em São José dos Campos (SP), foi preso nesta segunda-feira (22) no aeroporto internacional de Uruguaiana (RS) pela Polícia Federal. Ele estaria tentando deixar o Brasil e havia fugido depois que a Polícia Civil pediu à Justiça a prisão preventiva dele na sexta-feira (19). De acordo com a Polícia Civil paulista, ele estava sendo monitorado e foi abordado no aeroporto após a segurança do local ver que ele havia encoberto a placa da motocicleta. "Ele colocou uma obstrução na placa e estava próximo ao aeroporto. A segurança chamou a Polícia Federal, que fez a abordagem, identificou o mandado de prisão preventiva contra ele e nos acionou imediatamente", explica o delegado Múcio Alvarenga, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic). Polícia Civil vai indiciar por tortura integrantes de motoclube que espancaram membro em vídeo Reprodução Homem que aparece em vídeo agredindo motociclista tentou despistar polícia, escondendo a placa da motocicleta Divulgação/ Polícia Civil Inicialmente ele deve ser indiciado por tortura, associação criminosa e cárcere privado. No vídeo, ele aparece batendo com uma barra de ferro em um integrante do motoclube (relembre o caso na reportagem exibida na sexta-feira, 19, no vídeo abaixo). Além da prisão dele, policiais civis de São José dos Campos cumpriram na tarde desta segunda-feira (22) mandados de busca e apreensão nas casas de quatro homens ligados ao crime . Foi apreendida a barra de ferro usada para espancar a vítima. Os homens também levaram o colete do motoclube da vítima após a sessão de espancamento. A Polícia Civil identificou que dos cinco, além do principal agressor, outros dois também bateram no homem apontado por eles como suposto traidor do motoclube. O responsável pela filmagem e um outro homem que estava no local não agrediram a vítima, mas devem responder por omissão. De acordo com o delegado, ele será transferido para São José dos Campos, onde permanecerá detido e deve ser submetido à uma reconstituição. Barra de ferro usada na sessão de tortura foi apreendida; munições também foram apreendidas Peterson Grecco/ TV Vanguarda Caso de tortura em motoclube é investigado pela polícia em São José dos Campos Tortura Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado no plantão policial do 3º DP na madrugada de terça-feira (16), quando um grupo de motociclista do mesmo motoclube, mas da cidade de São Paulo, procurou os policiais para denunciar a tortura de um de seus companheiros por parte de membros do motoclube de São José. A vítima estava acompanhada deles e, de acordo com o boletim de ocorrência, apresentava fortes dores no corpo e na cabeça, causadas por inúmeros golpes com barra de ferro. Ela foi encaminhada ao Pronto Socorro do Parque Industrial, onde recebeu atendimento médico. Após dois dias de investigação, a polícia identificou que a ação foi gravada pelos agressores e divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Em um dos registros é possível ver um homem com a barra de ferro em mãos, desferindo golpes contra a vítima. Um deles diz que a vítima traiu o grupo ao revelar informações de uma das reuniões do motoclube. Depois, ele pede que o torturado retire a camisa e os óculos, passando a desferir golpes com a barra de ferro por todo o seu corpo. A Polícia Civil apurou que a traição apontada pelo agressor foi um episódio em que parte do grupo queria deixar de pagar uma quantia em dinheiro pelo licenciamento do uso da marca do motoclube. O episódio teria sido denunciado à administração nacional do motoclube pelo homem agredido. Polícia Civil vai indiciar por tortura integrantes de motoclube que espancaram membro em vídeo Reprodução Em um dos vídeos, a vitima aparece tremendo e sem camisa, sendo obrigada a pedir desculpas aos torturadores, que gravavam a cena. Nele, também é possível escutar o criminoso dizendo que o "pegaria novamente na rua". Por meio das imagens, os policiais conseguiram identificar o torturador, como sendo um homem de 47 anos identificado como Chileno, morador de São José dos Campos que atuava como diretor da associação de motociclistas na cidade. O agressor foi expulso do motoclube, mas divulgou um vídeo no qual diz que este tipo de punição a integrantes é comum e está prevista no estatuto dos Abutre's. Além disso, a polícia também está tentando identificar outras quatro pessoas que também aparecem nas cenas. Em comunicado oficial, divulgado na internet, os grupo de motociclismo Abutre's repudiou as agressões e afirmou que este tipo de atitude não condiz com as diretrizes da diretoria. Polícia Civil vai indiciar por tortura integrantes de motoclube que espancaram membro em vídeo Reprodução Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Saiba mais sobre a Santa Casa Saúde de São José dos Campos. Com uma bela nova sede em São José dos Campos, a Santa Casa Saúde investiu em tecnologia e qualificação profissional para agilizar e atender melhor os clientes dos planos de saúde. Santa Casa São José 12022021 Valverde Ampla e moderna, com 1.200 metros quadrados, mais de 200 colaboradores que trabalham de forma integrada, a nova sede criou ambientes de trabalho e atendimento acolhedores, bonitos e confortáveis. Porém, o espaço físico é apenas parte da transformação, pois quase todo o trabalho interno foi reorganizado para oferecer atendimento de qualidade à distância, principalmente em tempo de pandemia. Ajudar o cliente sem que ele precise sair de casa, do trabalho, ou gastar seu tempo em deslocamentos. Os departamentos se organizam internamente para que os clientes encontrem uma gama de serviços disponíveis no site, no aplicativo, no callcenter ou mesmo no atendimento presencial. Tudo está estruturado para orientar e ajudar o cliente a encontrar os serviços que procura, como acessar a Agenda Online para marcar consultas e exames, encontrar endereços da rede credenciada, autorização de guias, segunda via de boletos etc. Para completar, estão disponíveis canais de comunicação direta no site ou por email para receber sugestões e dificuldades relatadas pelos clientes. O Fale Conosco e a Ouvidoria contam com profissionais qualificados não apenas para ouvir, registrar, responder, mas principalmente resolver as dificuldades encontradas pelos clientes. Esta é a nova casa da Santa Casa Saúde. Feita para atender os beneficiários da melhor forma possível, mesmo à distância. Diretor Técnico: Orlando Feirabend - CRM 11761

Entre as tecnologias que estão mudando o mundo, talvez a computação em nuvem seja a mais presente e importante, mas pouco compreendida Quando a energia elétrica começou a ser utilizada no mundo, cada cidade precisava ter sua própria geração. Era um processo rudimentar, pouco eficiente e que evoluiu para o que temos atualmente, com geração de energia em larga escala em um único local e transmissão para outros lugares. O mesmo processo está acontecendo com a computação, que está migrando para um novo estilo: a nuvem. As tecnologias agora permitem que computadores centrais processem e armazenem dados e os transmitam através da internet, de maneira mais eficiente, mais barata, e mais segura. A computação se transformou em um serviço público, como água, esgoto, luz elétrica. A diferença é que as empresas que prestam esse serviço fornecem sempre algo diferenciado e menos commoditizado – nenhuma nuvem é igual ou funcionam para o mesmo objetivo. Talvez hoje a computação em nuvem seja, das novas tecnologias, a mais presente e mais importante – é ela que permite o desenvolvimento de outras tecnologias relevantes, como a Internet das Coisas. Mudar-se para a nuvem traz enormes vantagens, vamos conhecê-los melhor em breve. Economias de Escala A nuvem permite que você tenha enormes ganhos em escala, com muito mais produtividade, acessando recursos de empresas gigantes mesmo se sua equipe for pequena. Além disso, é uma maneira de reduzir o desperdício de recursos, já que você só paga o que utiliza – ao invés de montar estruturas caras que acabam ficando ociosas. Ou seja, é uma mudança significativa do que as empresas costumavam fazer no passado, quando investiam em software e hardware caros mesmo quando não eram necessários. Na nuvem, o custo é cada vez mais eficiente, graças às economias incríveis de escala. Sem necessidade de manutenção Como você não vai precisar lidar com nenhum software ou hardware especializado para atingir seus objetivos, não há necessidade de manutenção. Isso poupará ainda mais seus custos, permitindo que seu negócio lucre mais. Pode ter equipes de T.I mais enxutas, sem necessidade de largas estruturas – podendo focar mais no seu negócio e menos em questões operacionais chatas. Fácil acesso e uma perspectiva global Desde que seus trabalhadores tenham acesso à internet, eles podem entrar na nuvem de qualquer lugar do mundo. Isso tornou essa tecnologia versátil e proporcionou uma nova perspectiva de trabalho que pode ser realizada até em casa – o que foi muito importante para o planeta nesta pandemia de Covid-19. Nesse sentido, uma empresa pode acessar talentos de todo o mundo, basta garantir que todos os trabalhadores estejam bem conectados à nuvem. Monitoramento aprimorado de projetos Uma vez que você tem acesso a todos os projetos que estão acontecendo em seu negócio na nuvem, você pode monitorar o trabalho de forma mais eficaz. Dessa forma, você garantirá que os ciclos de trabalho sejam eficazes e seguidos não importa onde você esteja. Isso torna a gestão de negócios e o monitoramento de uma tarefa muito fácil. Isso tem sido visto para melhorar drasticamente a produtividade. Redução dos custos de treinamento de pessoal Uma vez que os sistemas de nuvem são simples e fáceis de entender, a necessidade de treinar pessoal, principalmente na área de T.I própria, é reduzida. Com uma força de trabalho reduzida, você trabalhará com pessoas competentes e garantirá que a produtividade seja mantida alta. A equipe não precisa aprender tudo sobre software e infraestrutura de hardware, economizando muito tempo também. Os dados passam por backups Na nuvem, os dados são sempre gravados com redundância e você não precisa medo de qualquer perda. Portanto, as pessoas passam a poder conduzir seus negócios com o conhecimento de que há total segurança. Os sistemas convencionais não garantem backup a menos que medidas caras de recuperação de dados sejam aplicadas e que o pessoal responsável por isso seja muito regrado – empresas gigantes que prestam serviço de nuvem são julgadas por isso, então possuem protocolos muito mais rígidos.

A cidade só ficou atrás de quatro capitais e uma cidade da região da metropolitana de São Paulo, mostrando a força do interior São José dos Campos foi considerada a sexta melhor grande cidade para empreendedores no Brasil, mostrou um estudo da Endeavor com a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública). A cidade do interior de São Paulo só ficou atrás de São Paulo, Florianópolis, Osasco – na região metropolitana de São Paulo -, Vitória e Brasília. Ou seja, a cidade localizada no Vale da Paraíba fica atrás apenas de quatro capitais e de uma cidade adjacente a maior cidade do Brasil. Isso é uma boa notícia para a região, que está desenvolvendo um ecossistema de inovação próprio, com diversas empresas investindo em P&D e gerando empregos de alta qualidade. O Parque Tecnológico São José dos Campos é um dos fatores responsáveis para esse resultado, tendo ajudado a impulsionar o ecossistema da região. São mais de mais de 300 empresas vinculadas e programas criados para acompanhar desde uma ideia no papel até empresas de grande porte em busca de parcerias e projetos em inovação aberta. O estudo levou em conta sete categorias: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. São José dos Campos se destacou em duas delas: mercado, ficando em quarto, e inovação, ficando em nono. O desempenho não foi tão bom em acesso a capital e cultura empreendedora – ficando em 47º e 43º, respectivamente. A cidade ficou em 12º para ambiente regulatório, 23º em Infraestrutura e 20º para capital humano. Assim, São José dos Campos conseguiu um resultado satisfatório em todas as categorias – tendo em vista que mais de 100 cidades brasileiras foram ranqueadas no estudo. Cinco das seis piores grandes cidades do Brasil ficam em Pernambuco, Petrolina, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru. A outra cidade a se destacar negativamente é Vitória da Conquista. São José dos Campos tinha ficado em 10º lugar no último levantamento da Endeavor, o que indica que a cidade está melhorando nos indicadores avaliados. As empresas da região estão colaborando para esse forte desenvolvimento social e econômico, que tem transformado São José dos Campos, e todo o Vale do Paraíba, um lugar melhor para viver, trabalhar e empreender.
Acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (22) no km 168, sentido Rio de Janeiro. De acordo com a PRF, acidente ocorreu a 500 metros de uma passarela. Um homem morreu atropelado na manhã desta segunda-feira (22) na via Dutra em Jacareí.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o atropelamento aconteceu por volta das 10h30, no km 168, sentido Rio de Janeiro. O homem foi atravessar a via pela pista e o acidente ocorreu a cerca de 500 metros de uma passarela de travessia de pedestres, segundo a polícia.
O homem não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. O atendimento da ocorrência provocou cerca de 2 km de lentidão na Dutra.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina